Aeeeee...Leks e minas! Td na paz?? Baetas passando aki pra deixar um alô de boas vindas! Professor..o blog tah show,heim! aaSUHausaUHSuhasuh! Flws...fui q fui! Abraços para os leks...bjosss para as minas! Fuizzzzzzz!
Antigamente, existia muito pensamento errôneo sobre as heranças biológicas. Um exemplo, é o do médico e filósofo grego Hipócrates, que propôs a teoria da Pangênese, que segundo ele, existia partículas no corpo que migravam para o sêmen e na fecundação, originava um novo indivíduo. Existiam outras tantas, como a teoria do pré-formismo, onde acreditavam que existia um homem no espermatozóide, e a herança pelo sangue. Mas também existiam pensamentos no caminho certo, como o de Aristóteles, onde segundo ele, era no sêmen que estavam as heranças, e o de Antonie van Leeuwenhoek, que descobriu os espermatozóides e inferiu que eles tinham a ver com o nascimento do novo ser, penetrando no ovo. Demorou-se muito tempo, para que os verdadeiros motivos sobre as heranças genéticas fossem descobertos, e isso só foi possível, graças à evolução da tecnologia, com o advento dos microscópios cada vez mais poderosos e da curiosidade inata do ser humano, que está sempre procurando entender os mistérios da vida...
Desde a grécia antiga os sábios tinham certa curiosidade do pke algumas pessoas tem certas características e otras nao. Hipocrates msm sem a tecnologia de hj em dia conseguiu deduzir q partes das células dos órgaos iam para o semem e daí vinham as características semelhantes nos filhos (Pangênese).Mas Aristósteles questionou o pke dessa hipotese não explicar o pke algumas pessoas ganhavam caracteristicas dos seus avós. Com a vinda da tecnologia houve a descoberta do esperamtozóide foi feita uma nova teoria (pre-formismo) pelo fato dos cientistas "imaginarem" que havia algo sendo formado dentro do espermatozoide. Após a evolução da microspia essa teoria foi derrubada. Somente graças a tecnologia foi possivel descubrir os gametas, oq foi fundamental para entender a hereditariedade. Em 1865 Mendel fez a teoria da herança cromossomica graças a experiencias com plantas no jardim de sua igreja. Ela explicava q nos cromossomos estavam as estruturas capazes de passar informações de um ser para o otro na fecundação. Só em 1940 houve os primeiros indicios do DNA e isso comprovava a teoria de Mendel.
Genética é a ciência dos genes. Ramo da biologia que estuda a transferência das características físicas e biológicas de geração para geração. Muitos cientistas acreditam que a explicação para inúmeros problemas presentes no nosso metabolismo se encontra nos genes.
Em 1865, Gregor Mendel estabeleceu os padrões de hereditariedade de algumas características existentes em ervilheiras (ele escolheu a ervlha-de-cheiro, devido a algumas de suas características especificas, para analisar), mostrando que obedeciam a regras estatísticas simples. A partir da sua análise estatística, Mendel definiu o conceito de alelo como sendo a unidade fundamental da hereditariedade. O termo "alelo" tal como Mendel o utilizou, expressa a idéia de "gene", enquanto que nos nossos dias ele é utilizado para especificar uma variante de um gene.
Mendel era um monge com alguns conhecimentos sobre botanica e era também matemático, mas não tinha conhecimento da natureza física dos genes. Foram seu raciocínio matemático e suas observações embasadas no seu conhecimento sobre botanica que permitiram a elaboração de estatísticas sobre o comportamento das ervilhas em condições adversas e assim definir o conceito de alelos dominantes e recessívos.
Com o objetivo de compreender a hereditariedade das características em seres vivos, em 1856, um monge austríaco e matemático, que possuia conhecimento sobre botânica, decidiu iniciar um experimento com ervilhas-de-cheiro, que possuiam características que favoreciam a manipulação do experimento. Através de proporções matemáticas, Gregor Mendel (1822-1884) realizou fertilizações artificiais das ervilhas possibilitando o encontro de genes de características constantes diferentes chegando a razões matemáticas que descreviam implicitamente o comportamento hereditário, embora Mendel não possuísse o conceito físico de genes. Essas pesquisas deram origem a um artigo intitulado "Experiments with Plant Hybrids" em uma sociedade de ciência natural local. Tal pesquisa foi ignorada, sendo apenas em 1900, confirmada por outros pesquisadores.
Então, nasceu a genética, que passou a estudar o que em 1856 já havia sido proposto por Mendel. Foi então reconhecido que, estudar a hereditariedade é entender as características do ser, bem como as alterações no metabolismo e as diferenças presentes na variabilidade genética.
Bibliografia: Mendel, Gregor - Experiments in Plant Hybridization - 1865 - Brünn Natural History Society. http://www.geocities.com/joab_br/mendel/gregor_mendel.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Gen%C3%A9tica http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/genetica/
As primeiras hipóteses sobre a hereditariedade foram feitas em 410 a. C. por Hipócrates. Ele dizia que cada parte do corpo liberava uma pequena partícula chamada Gêmula para o sêmen, o que seria responsável pela formação do embrião. Essa teoria começou a sofrer críticas devido à características que eram herdadas dos avós, e não dos pais, de determinadas pessoas. Depois disso, com o microscópio ainda pouco desenvolvido, descobriu-se a existência do espermatozóide e acreditou-se que ele continha um pequeno ser já desenvolvido em seu interior. Outros acreditavam que o ser estava presente no óvulo, e não no espermatozóide. Essa teoria foi desmentida com o avanço dos microscópios. Houve também, até o séc. XIX, a crença de que as características hereditárias passavam para os filhos através do sangue., daí o uso de expressões como cavalo puro-sangue, casamento consangüíneo, etc. Em 1865, Gregor Mendel concluiu que as características eram determinadas por um par de fatores hereditários. Seus trabalhos não tiveram o devido reconhecimento até o início do séc. XX, quando foram publicados e se tornaram a base da Genética.
42 comentários:
Oiiiii gentee!!^^
ninguem me conhece mais tudo bm..=P
uhauhauha
Lívia e Amandaa!x)
beijinhooOS-*
Esse comentário é do carlos, mais conhecido como Juca
Eu sou o Cabeleraaaaaaaaaaaah...
To na area e se derrubar eh penalti...
Vlw povoooooo...
Abraço...
Oii Turmaa !!
xD
Beijooos ;*
Maraa !
Aeeeee...Leks e minas!
Td na paz??
Baetas passando aki pra deixar um alô de boas vindas!
Professor..o blog tah show,heim!
aaSUHausaUHSuhasuh!
Flws...fui q fui!
Abraços para os leks...bjosss para as minas!
Fuizzzzzzz!
oieeee
aki eh a dani!!!!
ps:o rodrigo tbm tah aki!!!ahsiauhauish
bjinhus
^^
Oiii!
Adivinha quem é gentee?!
Huauiahiuahuah..
Aew galera xD japa ake ^^ xD
=]
flwsssssssssss
fala galera!!!
blz???
aqui e o Gabriel
>< Antonioo
xD
~.o! x.x
sou eu sou yo
o famoso biruleibe
iii nao
o famoso gutierri..
hehehe
Oi Ò.ó
Oi turma!
ÊÊÊ ! Temos um blog ;DD
É nós !
Vamos usar para algo util hein gente.. rsrs
Beijos Ana Paula!
Eu sou rodrigo,mas pod me chama de Xtone
bjs e abçs
Xtone is out
fui
eh nois entaum...
sou o jorge,vulgo MURINGA
tamo ai pessoas...
Olá !!!!!
Quem vos fala é o Eriko, conhecido na turma QM 121 como Casagrande.
Eeehhhh... naum sei !
Valew !!!
gente vai no google imagens e escreve motumbo ou gozadas
se divirtam!!!
oiiii
aewwwww
postei
pronto
alex aki!
OLÀ
VAMOS ACABAR COM A FOME NA ÀFRICA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Koééééé pessoal!!!!
Aki é o Igor!
Vlw
e aew galera!
Ði£gØ aki.
Oiii
Sou a Luciana ..
sabe quem eh ?? akela repetente anti-social ...
auhauhahauhauahahhauahuauaua
acho que é soh isso ..
beijaaaaaauuumm
=*
Oi, eu sou a Lara, tenho 15 anos e...
hauihauiah... duuh! ;b
Faltei a aula de Biologia (que deve ter sido quando td essa gente escreveu aqui) porque tô doente... Buáááá! ''/
Mas caramba, olha só que chiique! Temos um Blog! E vamo usar pra alguma coisa útil! õ/
Beeijo pessoas! (:
Thais (e não phoenix):
oiee
meio atrasada pra deixar o comentario...
é q eu não lembrava minha senha do orkut ¬¬
oieeee
aki eh a dani!!!
tou soh testando....eh pq na aula o meu comentário naum foi...tinha esquecido a senha..aiuhsauihsi
bjãão a tds
Antigamente, existia muito pensamento errôneo sobre as heranças biológicas. Um exemplo, é o do médico e filósofo grego Hipócrates, que propôs a teoria da Pangênese, que segundo ele, existia partículas no corpo que migravam para o sêmen e na fecundação, originava um novo indivíduo. Existiam outras tantas, como a teoria do pré-formismo, onde acreditavam que existia um homem no espermatozóide, e a herança pelo sangue. Mas também existiam pensamentos no caminho certo, como o de Aristóteles, onde segundo ele, era no sêmen que estavam as heranças, e o de Antonie van Leeuwenhoek, que descobriu os espermatozóides e inferiu que eles tinham a ver com o nascimento do novo ser, penetrando no ovo.
Demorou-se muito tempo, para que os verdadeiros motivos sobre as heranças genéticas fossem descobertos, e isso só foi possível, graças à evolução da tecnologia, com o advento dos microscópios cada vez mais poderosos e da curiosidade inata do ser humano, que está sempre procurando entender os mistérios da vida...
Bibliografia:
http://www.10emtudo.com.br/imprimir_artigo.asp?CodigoArtigo=4&tipo=artigo
Desde a grécia antiga os sábios tinham certa curiosidade do pke algumas pessoas tem certas características e otras nao. Hipocrates msm sem a tecnologia de hj em dia conseguiu deduzir q partes das células dos órgaos iam para o semem e daí vinham as características semelhantes nos filhos (Pangênese).Mas Aristósteles questionou o pke dessa hipotese não explicar o pke algumas pessoas ganhavam caracteristicas dos seus avós. Com a vinda da tecnologia houve a descoberta do esperamtozóide foi feita uma nova teoria (pre-formismo) pelo fato dos cientistas "imaginarem" que havia algo sendo formado dentro do espermatozoide. Após a evolução da microspia essa teoria foi derrubada. Somente graças a tecnologia foi possivel descubrir os gametas, oq foi fundamental para entender a hereditariedade. Em 1865 Mendel fez a teoria da herança cromossomica graças a experiencias com plantas no jardim de sua igreja. Ela explicava q nos cromossomos estavam as estruturas capazes de passar informações de um ser para o otro na fecundação. Só em 1940 houve os primeiros indicios do DNA e isso comprovava a teoria de Mendel.
Bibliografia:
http://www.bioatividade.hpg.com.br/hereditariedade.html
http://www.bioatividade.hpg.com.br/hereditariedade.
html
nao saiu legau na meu post anterior entao ta aih..
http://www.bioatividade.hpg.com.br/hereditariedade.html
Genética é a ciência dos genes. Ramo da biologia que estuda a transferência das características físicas e biológicas de geração para geração. Muitos cientistas acreditam que a explicação para inúmeros problemas presentes no nosso metabolismo se encontra nos genes.
Em 1865, Gregor Mendel estabeleceu os padrões de hereditariedade de algumas características existentes em ervilheiras (ele escolheu a ervlha-de-cheiro, devido a algumas de suas características especificas, para analisar), mostrando que obedeciam a regras estatísticas simples. A partir da sua análise estatística, Mendel definiu o conceito de alelo como sendo a unidade fundamental da hereditariedade. O termo "alelo" tal como Mendel o utilizou, expressa a idéia de "gene", enquanto que nos nossos dias ele é utilizado para especificar uma variante de um gene.
Mendel era um monge com alguns conhecimentos sobre botanica e era também matemático, mas não tinha conhecimento da natureza física dos genes. Foram seu raciocínio matemático e suas observações embasadas no seu conhecimento sobre botanica que permitiram a elaboração de estatísticas sobre o comportamento das ervilhas em condições adversas e assim definir o conceito de alelos dominantes e recessívos.
Bibliografia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gen%C3%A9tica
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/genetica
o ultimo paragrafo num tah na bibliografia,escrevi de kbça dps de ler anotaçoes no meu caderno
Antonio Ladeira - nº06 - QM121
Com o objetivo de compreender a hereditariedade das características em seres vivos, em 1856, um monge austríaco e matemático, que possuia conhecimento sobre botânica, decidiu iniciar um experimento com ervilhas-de-cheiro, que possuiam características que favoreciam a manipulação do experimento. Através de proporções matemáticas, Gregor Mendel (1822-1884) realizou fertilizações artificiais das ervilhas possibilitando o encontro de genes de características constantes diferentes chegando a razões matemáticas que descreviam implicitamente o comportamento hereditário, embora Mendel não possuísse o conceito físico de genes. Essas pesquisas deram origem a um artigo intitulado "Experiments with Plant Hybrids" em uma sociedade de ciência natural local. Tal pesquisa foi ignorada, sendo apenas em 1900, confirmada por outros pesquisadores.
Então, nasceu a genética, que passou a estudar o que em 1856 já havia sido proposto por Mendel. Foi então reconhecido que, estudar a hereditariedade é entender as características do ser, bem como as alterações no metabolismo e as diferenças presentes na variabilidade genética.
Bibliografia:
Mendel, Gregor - Experiments in Plant Hybridization - 1865 - Brünn Natural History Society.
http://www.geocities.com/joab_br/mendel/gregor_mendel.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gen%C3%A9tica
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/genetica/
As primeiras hipóteses sobre a hereditariedade foram feitas em 410 a. C. por Hipócrates. Ele dizia que cada parte do corpo liberava uma pequena partícula chamada Gêmula para o sêmen, o que seria responsável pela formação do embrião. Essa teoria começou a sofrer críticas devido à características que eram herdadas dos avós, e não dos pais, de determinadas pessoas.
Depois disso, com o microscópio ainda pouco desenvolvido, descobriu-se a existência do espermatozóide e acreditou-se que ele continha um pequeno ser já desenvolvido em seu interior. Outros acreditavam que o ser estava presente no óvulo, e não no espermatozóide. Essa teoria foi desmentida com o avanço dos microscópios.
Houve também, até o séc. XIX, a crença de que as características hereditárias passavam para os filhos através do sangue., daí o uso de expressões como cavalo puro-sangue, casamento consangüíneo, etc.
Em 1865, Gregor Mendel concluiu que as características eram determinadas por um par de fatores hereditários. Seus trabalhos não tiveram o devido reconhecimento até o início do séc. XX, quando foram publicados e se tornaram a base da Genética.
Bibliografia:
http://www.bioatividade.hpg.com.br/hereditariedade.htm
http://www.10emtudo.com.br/artigos_1.asp?CodigoArtigo=4&Pagina=1&tipo=artigo
Postar um comentário